O Lajedo de Pai Mateus

O Lajedo de Pai Mateus: Um daqueles lugares diferentes, especiais, que parecem ter saído da imaginação de autores de livros de ficção científica fica no interior do Brasil.

Misticismo entre as rochas

Um grande terreno rochoso com enormes pedras está localizado na cidade de Cabaceiras, Paraíba, a cerca de 180 Km de João Pessoa. Ele tem esse nome por causa da história de um suposto curandeiro, o tal Pai Mateus, que teria se instalado no local no século 18. Atendendo pessoas, fazendo rezas e outros rituais em troca de comida e morando entre as pedras.

E de fato, há em uma das rochas, conhecida como gruta do Pai Mateus, uma espécie de altar e pedras perfiladas, dando indícios de que pode realmente ter existido alguma atividade mística ali.

As explicações científicas

Há uma grande quantidade de rochas que possuem um formato peculiar, poucos locais no mundo tem formações rochosas desse tipo, lugares desérticos da Austrália, EUA, Argélia e Namíbia.

Esse formato, segundo geólogos e demais especialistas, é resultado de processos de erosão e fissuras por causa dos ventos e da variação da temperatura (muito quente de dia e frio de noite).

Esses processos já vem de milhões de anos e poderão perdurar enquanto a região existir nessa configuração.

As “Sacas de Lã”

Uma das estruturas mais curiosas e intrigantes fica a uma certa distância das rochas. É conhecida como “Sacas de Lã”.

Sacas de Lã do Lajedo de Pai Mateus

Pedras gigantescas que se encaixam umas nas outras formando uma espécie de pirâmide ou uma imensa muralha. Essa formação atiça o imaginário do povo do lugar, muita gente cisma que é coisa de seres de outros planetas, de povos antigos… mais ou menos como acontece com a Pedra do Ingá.

Por essa história do Pai Mateus, pelo próprio panorama do local, ele acaba ganhando uma certa aura mística. O que tem fundamento, pois o Lajedo era habitado por antepassados dos índios cariris e pode ter existido algum tipo de centro de cerimônias dedicadas aos seus deuses. Isso, a pelo menos uns 10 mil anos antes do Pai Mateus.

O Lajedo como cenário de filmes

Outra coisa interessante do Lajedo de Pai Mateus é que ele serviu de cenário pra alguns grandes sucessos do cinema brasileiro, como “O Auto da Compadecida” por isso, quem passa na entrada da cidade de Cabaceiras pode observar o letreiro “Roliúde Nordestina”, numa clara alusão a aquele famoso letreio de Hollywood.

Letreiro Roliúde Nordestina no Lajedo de Pai Mateus

É um local que realmente merece ser visitado. Fica numa propriedade particular: Uma família é dona de um hotel  e explora toda a infra de transporte de turistas pra atender quem queira curtir o Lajedo. Se um dia puder, não deixe de fazer uma viagem a esse local único.

4 comentários em “O Lajedo de Pai Mateus

  • 22/01/2015 em 17:19
    Permalink

    É um lugar magnifico e a história do curandeiro é muito interessante. Na segunda imagem parece que tem algumas mesas feitas de pedra, podem ter sido feitas pelo curandeiro.

    Resposta
  • 22/01/2015 em 22:21
    Permalink

    São os chamados grandes mistérios das civilizações. Adorei e tendo oportunidade já está anotado. Obrigado! :)

    Resposta
  • 23/01/2015 em 07:30
    Permalink

    Gente, que lugar fantástico!

    A gente mora aqui e não conhecemos as belezas desse nosso pais, né? Super adorei!

    Beijo!

    Marina
    espelhoepassarela.com
    Insta: @marinalpp

    Resposta
  • 25/01/2015 em 03:16
    Permalink

    Oi!!
    Nossa, que post legal! Eu não conhecia esse lugar nem sua história, confesso que ainda há muitos lugares que eu gostaria de visitar no Brasil, esse parece ser muito bonito e curioso <3 Morri de rir com a placa AHUAHUHAAUHHUAHAHA gostei desse mistério todo, da história do curandeiro. Espero poder visitar o espaço um dia!
    um abraço!
    [Recomendo #01] A Loja dos Suicídios

    Resposta

Participe, comente esse post: