O Caribe brasileiro

Maragogi fica no litoral norte de Alagoas e é o segundo destino turístico mais importante desse estado depois da capital Maceió, a cerca de 125 km dali. Suas praias estão entre as mais procuradas do Brasil nos sites de companhias de viagens, dicas sobre destinos pra férias de verão, busca de hotéis e sempre figuram em muitos rankings das 15 ou 20 melhores do Nordeste entre as publicações especializadas.

 “O Caribe brasileiro”

Um dos motivos pelos quais Maragogi tem esse apelido é a qualidade do mar. Uma praia de ondas calmas, água morna e límpida. Observando-se à distância, a água toma uma coloração ou azul clarinho, ou esverdeada, dependendo da hora do dia ou da quantidade de nuvens do céu.

Vai e vem de barcos

Boa parte da praia é habitada por pescadores. É por isso mesmo que a gente vê tantos barcos ancorados perto da beira do mar. Quase não há movimentação de barracas com cadeiras e guarda-sóis com pessoas bebendo, como a gente viu em Ponta de Pedras, por exemplo. Em Maragogi, na maioria das vezes, as pessoas que vêm veranear é que trazem suas bebidas e petiscos pra beira da praia.

O que vem crescendo em progressão geométrica na cidade é a ocupação de loteamentos e a construção de privês, chalés e hotéis. A gente espera que tudo isso não acabe prejudicando a qualidade do ambiente na região.

A valorização econômica deve ser bem administrada e vir junto com a melhoria da infraestrutura pra a comunidade local, se não, o que a gente vai ver, e há exemplos disso por aí, são lugares badalados, mas rodeados de miséria.

Tranquilidade no centro da cidade

O centro de Maragogi, cidade que tem por volta dos 32 mil habitantes, tirando a época de carnaval, quando as ruas ficam tomadas pela multidão, é tranquilo.

Na praça de Santo Antônio, a principal do município, e nas ruas ao redor, ao cair da tarde, encontramos muita gente local e turistas dando uma volta, relaxando da manhã de praia e recarregando as baterias pra sair mais tarde, pela noite.

Bares, lojinhas e a atividade noturna

Na avenida da beira-mar, a atividade noturna é intensa. Há desde lojas de artesanato, bares mais simples até sorveterias e restaurantes pra os paladares mais exigentes. A maior parte desses lugares trabalha com a culinária típica da região, peixes, caranguejos, etc… mas é possível encontrar até pizzarias.

Em alguns pontos há música ao vivo e os adeptos da fotografia podem ir até mais próximo da praia, pra tentar conseguir uma bela imagem do céu.

Maragogi é um lugar interessantíssimo pra feriados prolongados e férias. Se pretende viajar pra lá, você deve planejar com bastante antecedência, pesquisando hotéis, tarifas e todos esses detalhes, pois a concorrência por hospedagem é grande praticamente o ano inteiro, ainda mais nos meses de verão e no Carnaval.

Não perca a oportunidade de conhecer o “Caribe brasileiro”.

 

Participe da conversa com seu comentário: