Triunfo – PE, o oásis do sertão

Vamos conhecer, a partir de hoje, Triunfo, também conhecido como o Oásis do Sertão. Distante 405 km de Recife, é a cidade de maior altitude do estado de Pernambuco e é  onde as temperaturas podem chegar a 11 graus nas noites de inverno.

Calendário cultural diversificado

Triunfo conta com eventos culturais diversos. Desde 1959, em julho, é realizada a Festa dos Estudantes, com exibição de filmes, atividades culturais enfatizando a literatura e shows em praças e outros locais da cidade.

No mês de agosto é realizado o Festival de Cinema de Triunfo, com longas, curtas, animações e documentários vindos do Brasil todo.

Também há Carnaval na cidade. Com uma das principais marcas da cultura da região: o Careta, um mascarado, com roupas coloridas, meio pierrô, meio ninja, que traz um grande chicote com o qual faz algumas acrobacias.

Esse personagem teria entrado em cena na primeira década do século XX, mas não no Carnaval e sim no período natalino, porém, como muitos deles enchiam a cara e aprontavam, acabaram sendo proibidos de participar de festas de fundo religioso. A alternativa foi sair no período carnavalesco.

Essa tradição permanece e representações dos Caretas estão por toda a cidade, decorando lugares o ano inteiro.

O charme da arquitetura e um lago no meio da cidade

A cidade tem um casario histórico, ladeiras que fazem lembrar uma outra cidade da qual a gente fala muito aqui no Reverso…

Construções quase centenárias, uma rede de pousadas e hotéis que vem se desenvolvendo e também uma quantidade bem interessante de bares e restaurantes pros mais variados paladares e bolsos.

O Lago João Barbosa é um grande cartão-postal da cidade. É lá que se pode caminhar tranquilamente num final de tarde ou curtir um passeio de pedalinho. Há também o teleférico que atravessa o lago, saindo do centro da cidade até a unidade do SESC, só que nessa altura ele estava em manutenção e não foi possível curtir algumas vistas quase que aéreas da cidade.

O oásis do sertão

A partir de hoje e pelas próximas semanas, vamos conhecer melhor os maiores pontos turísticos dessa região. Um lugar de gente que gosta de receber bem os visitantes, procurando sempre fazer com que as pessoas se sintam felizes por estarem ali.

Fica com o Reverso do Mundo que a gente já tá de partida pra conhecer a história, o povo e a natureza de Triunfo, o “oásis do sertão”.

Participe da conversa com seu comentário: