Igarassu Outtakes Pte. II – O santo vereador

Essa é a nossa última parada em Igarassu, cidade próxima de Recife, que foi um dos primeiros núcleos de povoamento do Brasil. Vamos conhecer a curiosa história de um santo que é vereador do município.

Primeiramente, um monumento importante: A  imagem abaixo é de um marco de pedra que foi colocado por ordem da Coroa Portuguesa e servia pra sinalizar os contornos das capitanias hereditárias. Aí bem próximo do Sítio Histórico de Igarassu está o canal de Santa Cruz, que era o limite entre a capitania de Pernambuco e a de Itamaracá.

Igarassu Outtakes Pte. II - O santo vereador

Na verdade mesmo, essa daí é uma réplica, e no local original, a Praia dos Marcos, nas imediações do canal de Sta. Cruz, também há uma réplica. O original encontra-se no Iphan de Pernambuco.

Uma nota crítica é que, numa visita anterior a Igarassu, em 2012, quando estivemos no Colégio do Sagrado Coração de Jesus, o rapaz que nos recebeu e guiou, advertiu que não era seguro ir até a Praia dos Marcos sozinho, apenas excursões e com muito cuidado com objetos pessoais e a própria segurança física, pois o lugar era abandonado, a mercê de marginais.

Isso é triste, pois se trata de um lugar onde foram encontrados vestígios de feitorias e habitações que datam mesmo de antes da fundação da cidade, em 1535, sendo esse portanto, um dos primeiros núcleos de povoamento de todo o país e que realmente, merece mais cuidado, pra que o turista e o estudioso/interessado no assunto, possa ter melhor acesso e conhecer essa riqueza histórica.

A réplica do marco está colocada bem em frente à Câmara de Vereadores de Igarassu. O prédio, que também funcionou como cadeia, foi construído em 1782.

Um detalhe curioso, que mostra um traço da formação da nossa visão de como tratar o dinheiro público, é que Santo Antônio é um dos vereadores da casa e recebe salário.

Isto mesmo! Essa foi uma lei instituída pela Carta Régia de 1754, assinada pelo rei de Portugal d. José I, que nomeou o santo vereador e estabeleceu seu salário.

Em 2008, a justiça tentou revogar a decisão, mas foi feito um acordo com a Câmara, levando em conta que se trata de uma tradição secular.

Menos mal que o dinheiro é uma ajuda para o Convento de Sto. Antônio sustentar uma creche e escola, que atende a cerca de 200 crianças.

Igarassu Outtakes Pte. II - O santo vereador

O convento, que fica nas proximidades da Matriz de S. Cosme e Damião, assim como a grande maioria do conjunto arquitetônico histórico da cidade, foi construído ainda no final do século XVI e, como quase todas as construções importantes da então capitania de Pernambuco, e do Nordeste quase todo, foi saqueado pelos invasores holandeses nos anos 1630, sendo restaurado em 1693.

Terminamos nossa visita a Igarassu. Um dos lugares mais interessantes da região Nordeste do Brasil e do país em geral.

Muitas vezes, moramos perto de lugares extraordinários e não temos conhecimento disso. Seja por que os órgãos públicos não trabalham de uma forma que facilite o acesso das pessoas, e aí eu me refiro a estradas, locais de hospedagem, etc, e também por que boa parte da mídia, principalmente a tradicional, não explora muito pontos que poderiam ser muito bem visitados e trazer conhecimento e lazer pras pessoas.

Site da Câmara Municipal de Igarassu

Participe da conversa com seu comentário: